top of page

TEMA

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia- 2019

BIOECONOMIA

Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

15.png
E_SDG_Icons_NoText-15.png
  • Treze milhões de hectares de florestas estão sendo perdidos a cada o ano.

  • Cerca de 1,6 bilhão de pessoas dependem das florestas para sua subsistência. Isso inclui 70 milhões de indígenas. Florestas são o lar de mais de 80% de todas as espécies de animais, plantas e insetos terrestres.

  • 2,6 bilhões de pessoas dependem diretamente da agricultura, mas 52% da terra usada para agricultura é afetada moderada ou severamente pela degradação do solo.

  • Anualmente, devido à seca e desertificação, 12 milhões de hectares são perdidos (23 hectares por minuto), espaço em que 20 milhões de toneladas de grãos poderiam ter crescido.]

  • Das 8.300 raças animais conhecidas, 8% estão extintas e 22% estão sob risco de extinção.
    80% das pessoas vivendo em área rural em países em desenvolvimento dependem da medicina tradicional das plantas para ter cuidados com a saúde básica.

ATENÇÃO!!! Mudança na Programação!

As premiações serão realizadas às  12:00 no IFBaiano, campus Itapetinga!

III Feira de Ciências

IF Baiano

campus Itapetinga

24 - 26 de outubro

Acesse novo cronograma disponível nas normas!

Itapetinga - BA

Objetivo

Realização de uma Feira de Ciências durante a 16º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019, incentivando a culminância de atividades investigativas e de caráter interdisciplinar, desenvolvidas por estudantes de Itapetinga e do Território de Identidade do Médio Sudoeste Baiano.

 

As atividades propostas na programação do evento incluem palestras, oficinas, exposições de pôster e maquetes, apresentação de salas temáticas e incursões a municípios do Território de identidade. Essas propostas de atividades foram elaboradas com o intuito de alinhar-se aos objetivos do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com fins na Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia, incentivando as discussões e caminhos para a “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. A bioeconomia é um tema aderente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

"Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável” foi o tema escolhido para a décima sexta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em 2019, que ocorrerá nos dias 21 a 27 de outubro.

Este tema também se alinha aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável devem que ser implementados por todos os países do mundo durante os próximos 15 anos, até 2030. Têm-se como objetivo 15: “Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade”.

Tema

​O tema da SNCT 2019 permite trazer à tona o debate acerca da biodiversidade brasileira, com seus inúmeros biomas, e o impacto desta riqueza na promoção do desenvolvimento econômico de modo sustentável.

Debater e estimular o uso da ciência e da tecnologia para promoção de práticas sustentáveis é essencial para transformação da sociedade.

A utilização de resultados de pesquisas e de artefatos das Tecnologias Sociais e Assistivas, por exemplo, pode pavimentar um caminho robusto para reduzir a distância entre o conhecimento produzido e sua aplicação para melhoria da qualidade de vida. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que contou em 2017 com mais de 1.300 municípios participantes, pode contribuir para a disseminação e popularização de soluções para problemas cotidianos que impactam sobremaneira a vida da maioria da população brasileira, como por exemplo: metodologias simplificadas para armazenamento e reciclagem de água; células fotovoltaicas adesivas para geração de energia solar; tecnologias para habitação popular com material reciclado; cadeiras de rodas e jogos interativos adaptáveis; análise para gestão de conflitos urbanos, entre outras.

A interdisciplinaridade e a transversalidade na abordagem do tema da SNCT 2018 podem ser o diferencial para um projeto com grande impacto na sociedade brasileira, demonstrando que a popularização da ciência pode ser, de fato, utilizada como ferramenta para o alcance da melhoria de vida e do empoderamento da população.

O que é SNCT?

SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT - foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 15ª SNCT vai de 15 a 21 de outubro de 2018.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) é uma instituição pública e gratuita que oferece educação profissional e tecnológica através de cursos técnicos de nível médio, graduação, pós-graduação e de qualificação profissional (cursos FIC).

Com presença em 19 Territórios de Identidade baianos (14 campi presenciais e mais 14 polos de Educação a Distância – EaD), o Instituto é o único do Brasil 100% agrícola (todos os campi têm cursos da área de ciências agrárias). Essa característica vem de sua história: fruto da união das antigas Escolas Agrotécnicas Federais (EAFs) e das Escolas Médias de Agropecuária Regionais da Comissão Executiva Plano da Lavoura Cacaueira (Emarcs da Ceplac) que existiam no interior da Bahia.

BAHIA

Campus Itapetinga

Contato
bottom of page